Cada dia da nossa vida é de um jeito. Sem regras ou com regras.
De qualquer forma, nada é igual.
Aqui cada dia é dia de um texto diferente.
Quer sair da rotina? Fica com o Salada!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A 30 por hora

Por Rec Haddock

INT. SALA DA CASA DO DON - MANHÃ
AVI está sentado no sofá, assistindo, sem interesse, a um documentário na TV, com cara de quem não dormiu a noite toda. DON entra comendo cereal com leite. Repara em Avi no sofá.

DON
A Bia já tá fazendo uma pressão.

AVI
Você está me expulsando?

DON
Não, Avi! Que isso?

AVI
Eu vou pegar as minhas coisas.

DON
Assim não. Você só sai daqui com seu problema resolvido. Você falou com a Zoé?
Avi faz que não com a cabeça.

DON (CONT’D)
Porque você não liga pra ela? De repente vocês fazem as pazes e você pode voltar pra casa.
O telefone de Avi toca alto. Don se assusta e derruba o leite do cereal em si.

DON (CONT’D)
Merda!
Avi pega o telefone, que estava ao seu lado, no sofá, e vê quem está ligando. Na tela do celular está escrito: “Zoé ligando”. Ele mostra o celular pra Don.

DON (CONT’D)
Atende!
Avi atende ao telefone.

AVI
Oi! (Pausa) O que? Você já ligou pro Dr. Silvio? (Pausa) Eu to indo praí, amor. Faz o seguinte: deita, respira e fica calma. Eu cuido de tudo. Qualquer coisa me liga.
Avi pega as chaves do carro de Don sobre o aparador da sala e joga-as pra ele, agitado.

AVI (CONT’D)
Me leva pra casa.

DON
O que aconteceu?

AVI
A bolsa estourou.
Avi pega sua jaqueta, e coloca sobre o pijama. Saem, apressados. O cereal, ainda por comer, fica sobre a mesa da TV, ligada no documentário.

CORTA PARA:
EXT. RUA MIGUEL PEREIRA, HUMAITÁ - MANHÃ
Uma placa de limite de velocidade de 30 km/h indica o limite da via. Sobre a pista, insere-se digitalmente, o título do curta. O carro do Don passa na via e o título some.

AVI (O.S.)
Ela entrou em trabalho de parto com menos de sete meses de gravidez. (Pausa) Eu pago uma fortuna pra vocês. Se minha esposa e meu filho morrerem quem vai se responsabilizar?

CORTA PARA:
EXT. CARRO DO DON - CONTINUOUS
Avi está ao telefone, sentado no banco do carona. Don está dirigindo o carro, olhando, ora para a pista, ora para o Avi.

AVI
Você vai mandar uma ambulância para minha casa agora. (Pausa) Epitácio Pessoa 1832/101 Lagoa.
Avi desliga o telefone, com dificuldade, porque suas mãos tremem.

DON
Vão mandar a ambulância?
Avi acena que sim com a cabeça, com os olhos focados na pista à sua frente.

DON (CONT’D)
Então tenta manter a calma.
Avi fuzila Don com o olhar.

DON (CONT’D)
Ficar nervoso não vai te levar a lugar nenhum.
Avi desvia o olhar para a sua janela. Suspira. Estão no carro em silêncio.

AVI
Você tem razão. Desculpa. É que tem tanta coisa em cima de mim, que eu acabo explodindo com as pessoas erradas. Você pode ir mais rápido?

DON
To no limite.

AVI
No limite estou eu, Don. Tá foda com a Zoé. Ela não me respeita. Fica fazendo umas brincadeirinhas babacas, sabe?
Don concorda com a cabeça com o que Avi está falando, alternando o olhar entre Avi e a pista.

AVI (CONT’D)
Faz três dias, ela pôs sal no meu café. Ela tinha jurado que não ia fazer mais isso.
Quando Avi está terminando de falar, Don está olhando para ele. Volta a olhar para a pista, mas interrompe o movimento no caminho e volta a olhar para Avi, incrédulo.

DON
Foi por isso que você saiu de casa?

AVI
Como eu posso confiar numa mulher assim?
Don para o carro e começa a bater em Avi.

DON
Seu babaca! Você ficou alugando o meu sofá por três dias por causa disso?

AVI
Ela mentiu pra mim! Ai! Para!
Don para de bater em Avi.

DON
Olha só. Por alguma razão que eu não entendo, eu gosto de você. Então eu vou te ajudar a salvar o seu casamento. Você precisa entender que a Zoé é uma mulher maravilhosa. Deixa de ser babaca. Se você não se levar menos a sério e lutar pelo seu casamento, ela vai arranjar outro assim, ó.
Don estala os dedos.

DON (CONT’D)
Você está me entendendo?
Avi faz que sim, com a cabeça, efusivamente. Ele está claramente assustado, seus movimentos estão todos interrompidos, e ele está olhando ora pra pista, ora para o Don.

AVI
Você pode voltar a dirigir? A Zoé tá parindo.
Don volta a dirigir o carro. Eles ficam em silêncio por um tempo.

DON
Sal no café... Puta que pariu.

AVI
A Bia nunca te encheu o saco a ponto de você querer sair de casa?

DON
Claro que sim. Mas relacionamento é isso aí. A gente tem que passar por cima se quiser que dure.
Eles ficam em silêncio no carro.

AVI
Passar por cima de qualquer coisa?

DON
Qualquer coisa! Qualquer...
Don vê a sua namorada, Bia, na rua com um amante, Eli. Eles estão trocando carinhos e carícias explicitamente. Don perde toda a força da fala.

DON (CONT’D)
Caralho...
Don ultrapassa os amantes de carro. Avi olha para trás, buscando entender o que causou a reação de Don.

AVI
Era a Bia?
O carro para num sinal vermelho mais a frente. Don coloca a mão sobre a trava do cinto de segurança, mas não o destrava.

AVI (CONT’D)
A Zoé tá parindo, cara. Vamos embora, por favor.

DON
Você pode ir sozinho.
Don não destrava o cinto de segurança. O sinal abre.

AVI
Eu não sei dirigir, Don.
Som de buzina.

AVI (CONT’D)
A Zoé tá precisando da gente.
Don engata a primeira e sai, com o carro. Eles ficam em silêncio.

AVI (CONT’D)
Você quer...

DON
Agora não, Avi!
Eles ficam em silêncio. Enquanto Don está completamente introspectivo, Avi não para de olhar para a pista, antecipando o momento do encontro com Zoé. O carro para num trânsito pesado. Avi, extremamente inquieto, começa a buzinar.

CORTA PARA:
EXT. LAGOA RODRIGO DE FREITAS. MANHÃ
Avi coloca o tronco para fora da janela, tentando descobrir até onde vai o trânsito, sem sucesso. Saindo pela sua janela, sobe no teto do carro, e fica de pé. Olha para frente e vê o trânsito interminável da Lagoa. Grita com o trânsito, mandando-o abrir para que ele possa passar, coisa que não acontece. Desesperado, olha para todos os lados, buscando um caminho, e vê a ciclovia. Pausa.

CORTA PARA:
EXT. CARRO DO DON. MANHÃ
Avi desce do teto do carro pelo para-brisa e pelo capô, e sai correndo pela rua em direção a ciclovia. Don reage.

CORTA PARA:
EXT. CICLOVIA DA LAGOA. MANHÃ
Os pés descalços de Avi correm pelo asfalto da ciclovia. Os passos grandes revelam braços apressados com mãos apertadas. O seu olhar expressa dor, angústia, ansiedade, medo, mas acima de tudo foco. Ele ultrapassa o enquadramento.

CORTA PARA:
EXT. PORTÃO DO PRÉDIO DO AVI. MANHÃ
Avi alcança o portão do prédio e o abre.

Continua...




Gostou do que leu? Esse texto é de autoria de Rec Haddock e sua reprodução total ou parcial dependem de prévia autorização do autor. Entre em contato conosco para maiores informações.
Os comentários postados abaixo são abertos ao público e não expressam a opinião do blog e de seus autores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela gentileza! Aguardamos a sua volta.