Cada dia da nossa vida é de um jeito. Sem regras ou com regras.
De qualquer forma, nada é igual.
Aqui cada dia é dia de um texto diferente.
Quer sair da rotina? Fica com o Salada!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O reflexo do espelho do teto

Por Rec Haddock

INT. QUARTO DE HOTEL. TARDE.

RODRIGO está só de cueca, procurando suas roupas pelo quarto. Ouve-se um som de secador de cabelos. O quarto é pequeno e tem as paredes amarelas. A cama está desfeita, com os lençóis puídos no chão. Do lado direito da cabeceira da cama, um criado mudo, sobre o qual vê-se um abajur e um telefone parafusados. Do lado direito da cama, um armário vai do chão ao teto. Ao lado do armário, a porta para o banheiro. De frente para a cama, uma TV. De frente para o armário, uma cortina fina falha em impedir que a luz do sol entre pela janela. Rodrigo acha suas roupas debaixo da cama e veste-as apressadamente. Ao terminar, tira do bolso da calça um caderninho com uma caneta. Escreve: “Tive que ir buscar a Emma na Esco”. O som do secador cessa, e ele para de escrever. Deixa o bilhete sobre o criado mudo e vai até a porta do quarto, para sair. Tenta abrir a porta, sem sucesso. A porta está trancada.

LIS
Já vai?

Rodrigo olha para trás. À porta do banheiro, está LIS (27), envolta numa toalha. Seus cabelos estão bonitos, secos, e ela está maquiada.

RODRIGO
Tenho que ir.

LIS
A chave está no criado-mudo. Na gaveta.

Rodrigo se dirige ao criado mudo.

LIS (CONT’D)
Mas eu esperava que a gente pudesse ficar um pouquinho mais de tempo junto.

Lis deixa a toalha cair, revelando a sua nudez.

RODRIGO
Eu tenho que ir mesmo. Tenho que buscar a Emma na escola.

Rodrigo abre a gaveta e encontra a chave sobre uma Bíblia. O movimento de abrir a gaveta revela um machucado no braço de Rodrigo. Lis percebe o machucado e Rodrigo, ao ver que ela percebeu o machucado, o esconde com a camisa, rapidamente.

LIS
Como eu não vi isso antes? O que houve?

RODRIGO
O Joel me mordeu ontem à noite.

LIS
Gente. Que horror! Quem é esse cara?

Rodrigo pega a chave e a Bíblia.

RODRIGO
Não. Não é um cara. É o meu cachorro.

LIS
É por isso que você tá estranho?

Rodrigo abre a Bíblia e finge lê-la por um instante. Então olha para Lis.

RODRIGO
Acho que sim.

LIS
Deita um pouquinho comigo. Eu sei que você não precisa ir. A gente não precisa fazer nada. Olha.

Lis se veste rapidamente. Deita. Rodrigo deita, também, e apoia a Bíblia sobre o peito.

RODRIGO
Porque esse lugar é tão amarelo?

LIS
Eu não sabia que você era religioso.

RODRIGO
Não sou. Mas é um best-seller. Achei que poderia ser uma leitura interessante.

Ficam em silêncio por um tempo, até que Lis pega a Bíblia. Ela abre-a logo no início e começa a ler.

RODRIGO (CONT’D)
Você já leu a Bíblia?

LIS
Já.

RODRIGO
E gostou?

LIS
Não.

RODRIGO
Por quê?

LIS
Eu tinha uns 17 anos quando li, acho. Eu ouvi falar de um Código da Bíblia. Sabe o que é?

RODRIGO
Não.

LIS
Funciona assim: você organiza o texto em linhas e vai ignorando os pontos e as vírgulas. Cada linha tem que ter 50 letras. Depois de fazer várias linhas assim, vira tipo um caça-palavras.

RODRIGO
Um caça-palavras?

LIS
É. Aí você acha várias palavras e monta frases. E as frases preveem o futuro, e explicam coisas do presente e do passado que você não entende, ou não sabia.

RODRIGO
E porque você não gostou disso?

LIS
Porque não funciona.

RODRIGO
Ah.

LIS
Pelo menos pra mim, não funciona.

Rodrigo olha para a Bíblia, longamente. Lis se levanta, liga a TV e volta a se deitar. O apresentador de um talk show entrevista um desconhecido. Os dois estão sentados em poltronas, um de frente para o outro.

APRESENTADOR
Mas porque ela faria isso? Eu quero dizer, se você abandona a sua família, essa não é a melhor forma de se voltar, certo?

CONVIDADO
Não sei, David. É tudo tão estranho. Na verdade, era ela, mas não se parecia ela.

Lis está assistindo a TV. Rodrigo, que estava lendo a Bíblia, para de fazê-lo e começa a assistir a TV.

APRESENTADOR (V.O.)
Tem dias em que eu acordo e não pareço comigo mesmo também.
Em off, a plateia ri.

CONVIDADO (V.O.)
Mas com certeza você não acorda com os olhos como se estivessem cheios de fumaça dentro, nem todo vestido de branco, ou todo desgrenhado, no meio do mato.

Rodrigo se ajeita na cama, sentando.

APRESENTADOR (V.O.)
Você ficaria surpreso com o tipo de drogas que existem por aí.

Em off, a plateia ri.

CONVIDADO (V.O.)
Você não entende. Teria que estar lá pra ver. Ela apareceu no meio da noite. Os meus pássaros enlouqueceram quando viram ela. E assim que eu olhei os olhos dela, ela fugiu de novo.

Rodrigo olha para o seu machucado, e dobra os joelhos, nervoso.

APRESENTADOR (V.O.)
Você não acha que ela desistiu de voltar pra família depois que viu como você ficou depois desses anos, acha?

Em off, a plateia ri. Lis olha para Rodrigo, que não desgruda os olhos da TV. O convidado levanta.

CONVIDADO
Pelo amor de Deus, David. Eu não vim aqui para ser destratado. Passei por uma experiência única, e vou descobrir o que aconteceu. Se alguém por aí souber do que isso se trata, ou tiver alguma pista, qualquer pista, me liga. Meu telefone é três mil e quatro, meia quatro nove sete.

Rodrigo levanta, pega a caneta do seu bolso e anota o telefone na bíblia.

RODRIGO
Será que é pecado roubar a Bíblia?

LIS
Só se você distorcer as palavras.



CONTINUA



Gostou do que leu? Esse texto é de autoria de Rec Haddock e sua reprodução total ou parcial dependem de prévia autorização do autor. Entre em contato conosco para maiores informações.
Os comentários postados abaixo são abertos ao público e não expressam a opinião do blog e de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela gentileza! Aguardamos a sua volta.