Cada dia da nossa vida é de um jeito. Sem regras ou com regras.
De qualquer forma, nada é igual.
Aqui cada dia é dia de um texto diferente.
Quer sair da rotina? Fica com o Salada!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Adeus

Por Bernardo Sardinha

Antes de entrar naquele fatídico brechó da Rua do Carmo, desligou o celular para não ser incomodado e respirou fundo. O ar tinha gosto de mofo e remédio de barata. A loja estava uma zona, com alguns livros empilhados no chão e ao fundo um outro crime: uma montanha de livros amontoados como se estivessem prestes a serem queimados em uma pira nazista. Fui até o balconista, um jovem com menos de vinte anos que atrás do balcão, não tirava os olhos do celular, que pelo barulhinho dava para perceber que estava jogando Candy Crush.

- Seu Manoel?

- Lá no fundo - disse ele sem olhar na minha cara.

No fundo da loja estava Seu Manoel, um senhor com uns setenta anos, mas com cara de noventa que estava se divertindo vendo seu gato caçar uma barata tonta. Ele gritou rouco quando me viu:

- Garoto! Como você vai?

- Estou bem. Vim atrás da bíblia. Você realmente vai vender?

- Sim. Porque não? Você foi o único que mostrou interesse por ela durante anos. E agora...

- O que é aquela montanha de livros ali?

- Ah... São livros de direito - falou com desdém.

Seu Manoel, com passinhos de bebê, me levou aonde ele guardava os livros valiosos. Era um armário de ferro escuro e enferrujado.

- Estou me desfazendo de todas as minhas preciosidades. Não tenho lugar para eles lá em casa. E se eu morrer, é capaz da minha esposa jogar tudo fora. Então, eu prefiro que fique com gente que dê valor. Entende?

Seu Manoel abriu a gaveta e colocou o exemplar a bíblia que por tantos anos tentei comprar dele. Nem acreditei quando ele tinha me ligado dizendo que ia me fazer um preço camarada.

A bíblia, uma edição inglesa de 1631, é famosa por causa de um erro de quem a imprimiu. No sétimo mandamento, ao invés de imprimir "Não cometerás adultério", o tipógrafo colocou "Cometerás adultério". Obviamente, quando a igreja descobriu isso, ordenou que todas as bíblias daquela edição fossem queimadas. Mas quatro exemplares sobreviveram e chegaram aos tempos atuais. Não preciso dizer que para colecionadores como eu, aquela bíblia era algo muito valioso.

Enquanto fazia o cheque, vi Seu Manoel se despedir dolorosamente do livro folheando com carinho suas páginas. Dei o cheque gordo para ele e sai correndo daquele brechó feliz feito uma criança que completa um álbum de figurinha.

Continua...




Gostou do que leu? Esse texto é de autoria de Bernardo Sardinha e sua reprodução total ou parcial dependem de prévia autorização do autor. Entre em contato conosco para maiores informações.
Os comentários postados abaixo são abertos ao público e não expressam a opinião do blog e de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela gentileza! Aguardamos a sua volta.