Cada dia da nossa vida é de um jeito. Sem regras ou com regras.
De qualquer forma, nada é igual.
Aqui cada dia é dia de um texto diferente.
Quer sair da rotina? Fica com o Salada!

terça-feira, 29 de abril de 2014

Imparcialidade jornalística

Por Rec Haddock

INT. ESTUDIO DE TV. NOITE.

GENI, a âncora de um telejornal, está sentada sozinha na bancada. Ela veste um tailleur risca de giz. Sobre a bancada, uma série de papéis organizados, e uma caneta tinteiro vermelha. Em primeiro plano, os bastidores do estúdio. Dois câmera mans operando suas câmeras, e dois produtores, um homem e uma mulher, acompanham o que acontece no programa.

GENI
Sobre essa curiosa corrida de pinguins.
Geni leva a mão ao ouvido rapidamente, e passa de imediato da atitude descontraída em que estava, para uma atitude de alerta, lendo no teleprompter.

GENI (CONT’D)
Temos informações de uma notícia de última hora. Houve uma explosão em um prédio comercial na Gávea. Uma nuvem de fumaça tóxica envolveu dois quarteirões da Rua Marquês de São Vicente, criando pânico entre os pedestres que estavam no local, no momento da explosão. Pede-se à população que, por favor, evite a área.
Devido às condições do local, ainda não há informações de mortos ou feridos, nem de qual, exatamente, foi o prédio onde ocorreu a explosão.
A explosão assustou os moradores da região. Eles reclamam da demora dos bombeiros, que levaram cerca de 20 minutos para chegar à área.
A produtora começa a servir um copo com água e açúcar.

GENI (CONT’D)
O Delegado da 15 DP nos informou por telefone que nenhuma linha de investigação será descartada, a princípio, e que atentado é uma das hipóteses a serem avaliadas.
Nosso repórter, Wandrei Júnior, está sobrevoando a área com mais informações. Wandrei.
Cadê meu celular? Cadê? Traz meu celular agora, Fernando! Agora! Meu marido trabalha lá, no Trade Center.
O Produtor começa a mexer em uma bolsa, pendurada em um tripé de refletor. A PRODUTORA entra no quadro com um copo de água com açúcar, oferecendo-o a Geni.

GENI (CONT’D)
Tira essa merda da minha frente! Não preciso disso pra ficar calma.
Um PRODUTOR acha o celular na bolsa e o leva para Geni. A Produtora deixa o copo d’água sobre a bancada. Geni digita o telefone de seu marido, e leva-o ao seu ouvido.

GENI (CONT’D)
Porque essa merda não liga? O celular não pega aqui? Ai. Pegou.
Silêncio. Ela desliga e liga de novo.

GENI (CONT’D)
Porque ele não atende? Será que ele tá sem o celular?
Segura o link! Manda o Wandrei enrolar, pelo amor de Deus! Meu marido está lá, eu não vou conseguir me controlar.
Obrigada pelas informações, Wandrei. Me diz, por favor, se é possível identificar daí qual foi o prédio que explodiu.
Tempo

GENI (CONT’D)
Mas ninguém tem essa informação? Nem os bombeiros? E ainda nenhuma informação sobre vítimas, deste que pode ter sido um atentado a um prédio na Gávea?
E o comandante não tem vergonha de gerir uma equipe ineficiente deste jeito? Isso é um absurdo! É preciso ser apurado porque se levou vinte minutos para atender a um chamado destas proporções.
Estamos às beiras da Copa do Mundo e o Corpo de Bombeiros não está a postos para este tipo de emergência?
Já fazem vinte e cinco minutos desde o momento da explosão, Wandrei. Alguma informação nova?
Geni pega o celular e começa a ligar para o marido, novamente.

GENI (CONT’D)
Fernando. Pega meu celular. Fica ligando até ele atender.
Geni entrega o celular ao Produtor, que fica tentando ligar.

GENI (CONT’D)
Então é imperativo que as pessoas não busquem ir ao local. A fumaça é realmente tóxica. Todos nos lembramos dos atentados de onze de Setembro. Muitos que não morreram nas explosões, nas torres gêmeas, morreram por inalar toda aquela fumaça.
Nossa equipe está tentando colocar o comandante dos bombeiros no ar por telefone, para explicar porque já se passou tanto tempo desde o incidente e ainda não temos nenhuma informação oficial das autoridades.
Como ele espera que fiquem os familiares das pessoas que trabalham na área? Esse homem não tem mãe?
O Produtor consegue completar a ligação e faz sinais com as mãos indicando para Geni que o seu marido está bem, ao telefone.

GENI (CONT’D)
Bom. Infelizmente o nosso tempo acabou. Obrigada, Wandrei. Durante o resto de nossa programação, exibiremos flashes com as atualizações sobre o caso. Fiquem agora com a novela “Escolhas Trocadas”. Boa Noite.


Gostou do que leu? Esse texto é de autoria de Rec Haddock e sua reprodução total ou parcial dependem de prévia autorização do autor. Entre em contato conosco para maiores informações.
Os comentários postados abaixo são abertos ao público e não expressam a opinião do blog e de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela gentileza! Aguardamos a sua volta.