Cada dia da nossa vida é de um jeito. Sem regras ou com regras.
De qualquer forma, nada é igual.
Aqui cada dia é dia de um texto diferente.
Quer sair da rotina? Fica com o Salada!

terça-feira, 27 de maio de 2014

O chinelo, o cabo de vassoura e a régua

Por Rec Haddock

Janaína – Chegou o boletim, filho?

Fábio – Não, mãe. Teve um problema com a impressora da escola. Vão consertar e talvez fique pronto amanhã.

Janaína – A sua mochila ainda está com aquele rasgadinho?

Fábio – tá sim.

Janaína – Então me empresta ela, rapidinho, pra eu costurar.

Fábio – Claro. Deixa só eu ir ao banheiro.

Janaína – Com a mochila? Deixa a mochila aqui e vai ao banheiro.

Fábio – Ih, mãe. Que saco isso, hein! Tem que ser tudo do seu jeito, agora?

Janaína – Se eu não tivesse achado estranho o boletim ainda não ter vindo, neste momento, eu teria achado.

Fábio – Mãe. Não veio o boletim. Eu to te falando.

Janaína – Então abre a mochila aqui na minha frente.


Fábio Abre a mochila e a fecha rapidamente.


Janaína - Abre e deixa aberta, que eu vou achar esse maldito boletim. Agora senta.


Fábio senta e sua mãe começa a mexer na mochila do filho, jogando pastas, cadernos e livros pra todos os lados, sem sucesso. Enquanto isso, fala.


Janaína - Eu estava achando muito estranha essa atitude de não trazer mais as provas pra casa, pra eu ver. Estava ficando preocupada, achando que você estava tirando notas ruins. Depois comecei a me acostumar, sabe, filho? Achei que você simplesmente tinha esquecido que eu queria ver as suas notas. E eu fui procurar as provas no seu quarto hoje de manhã, quando você estava na escola, porque eu me preocupo com você.

Fábio – Eu esqueci mesmo.

Janaína – Só que é muito cômodo esquecer quando as notas estão a tragédia que estão, né?

Fábio – Tragédia, mãe? Eu só tirei uma nota abaixo de sete.

Janaína – E nenhuma acima de nove! Nenhuma! É assim que você se esforça, filho?


Ela acha o boletim na mochila.


Janaína - É assim que você recompensa o esforço dos seus pais pra te dar uma boa educação?

Fábio – Mas eu estudo, mãe.

Janaína – Não o suficiente.

Fábio – Deixa eu falar? Tá? Deixa eu falar? Mas eu me esforço pra caramba. Eu saí do futebol, tá, pra estudar mais. Eu não vou à casa dos meus amigos pra estudar mais tá? Eu não entro no computador durante a semana pra estudar mais. O que mais você quer de mim?

Janaína – Ô, meu filhinho querido, presta atenção no que mamãe vai te dizer, tá? Em primeiro lugar eu quero que você pare de mentir pra mim, que nem eu nem seu pai te damos esse exemplo. Tá? Em segundo lugar, eu quero que você abaixe a sua bola, porque a mãe aqui sou eu. E por último, eu quero que você coloque na sua cabeça, que na hora do vestibular, o que importa não é quem estudou mais, nem quem se esforçou mais, nem quem abriu mão de mais coisa que passa. Quem passa é quem tem a nota mais alta.

Fábio – E quem disse que eu quero fazer vestibular?

Janaína – O quê? Que ideia é essa agora?

Fábio – Eu quero ser artista. Vou virar ator!

Janaína – Ai, meu Deus do céu! É agora que eu vou pro seu lado, mortinha de Jesus!

Fábio – Ah mãe, para de drama.

Janaína – Que drama o quê? Drama é o que você vai ver quando o seu pai chegar. Ele vai colocar juízo na sua cabeça à base de chinelada.

Fábio – Tudo bem! Eu uso como memória sensorial!

Janaína – Então eu vou te dar uns bons sentimentos pra você lembrar depois, moleque!


Gostou do que leu? Esse texto é de autoria de Rec Haddock e sua reprodução total ou parcial dependem de prévia autorização do autor. Entre em contato conosco para maiores informações.
Os comentários postados abaixo são abertos ao público e não expressam a opinião do blog e de seus autores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela gentileza! Aguardamos a sua volta.